Eventos 2015‎ > ‎

Interclasse futsal 2015

postado em 24 de nov de 2015 11:16 por Laboratorio Leoncio   [ 18 de fev de 2016 10:37 atualizado‎(s)‎ ]
As aulas de educação física são de extrema importância na formação e no desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras dos alunos, no incentivo as práticas saudáveis do esporte.
Parabéns aos alunos dos 9º anos,  pela vitória no interclasse e pela dedicação e envolvimento da professora Rosana Nascente.

Interclasse futsal 2015 Profª Rosana Nascente





 

O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

 

História do Futsal

 

O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball. 

 

Características e regras do Futsal

 

- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.

 

- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 

 

- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.

 

- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).

 

- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.

 

- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).

 

- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas),.

 

Confederações

 

- No Brasil, os campeonatos e eventos de Futsal são administrados pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).

 

- Os campeonatos internacionais são organizados pela AMF (Associação Mundial de Futsal) com sede na cidade de Assunção (Paraguai). A FIFA também organiza campeonatos de futsal.

 

Campeonatos mais importantes:

 

- Organizados pela AMF: Campeonato Mundial FIFUSA/AMF, Copa do Mundo de Seleções Nacionais, Euroftusal e Campeonato Mundial de Clubes.

 

- Organizados pela FIFA: Mundial de Futsal da FIFA, Eurocopa e Copa das Confederações da FIFA.

 

Potências do futsal mundial:

 

- O Brasil é uma das seleções mais fortes da atualidade. O Brasil já foi quatro vezes campeão no Mundial de Futsal da FIFA. O último título foi conquistado em 2008, quando a seleção brasileira venceu na final a seleção espanhola.

 

- Além do Brasil, merecem destaque no futsal mundial as seleções da Espanha e Itália.

 

Você sabia?

 

- Em 2012, a Copa Mundial de Futsal da FIFA ocorreu na Tailândia, entre os dias 1 e 18 de novembro. A seleção brasileira tornou-se campeã ao derrotar, na final, a equipe espanhola pelo placar de 3 a 2.

 

- A próxima Copa do Mundo de Futsal ocorrerá em 2016 na Colômbia.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/futsal.htm



Comments